Durante o período de garantia do veículo, é normal que você leve seu veículo a concessionária para o serviço de manutenção onde, além da troca de óleo e filtros, também é realizado o check up do seu automóvel. Mas você sabia que essa prática deve continuar mesmo após o término da garantia de fábrica? 

A troca de óleo é um serviço de extrema importância para o funcionamento do veículo. Uma boa lubrificação do motor evita o atrito entre as peças, fazendo com que o mesmo não trave, não ocorra desgaste ou venha a fundir. Devido ao uso, a viscosidade do óleo vai se perdendo, sendo este o principal motivo para a sua troca. Além do óleo, o filtro de óleo deve ser trocado todas as vezes que se faz a substituição do óleo do motor. É ele o responsável por descartar fragmentos de metal oriundos do funcionamento do motor. Quanto mais sujo, pior o desempenho na filtragem e maior o risco de danos. 

Cada montadora indica um período para a troca de óleo que pode ser conferido no manual de manutenção do veículo. Para os carros Volkswagen, a indicação é a cada 10.000km ou 01 (um) ano (para veículos adquiridos após outubro de 2016) e 10.000km ou 06 (seis) meses para veículos anteriores a esta data, sendo o óleo 5W40, 100% sintético, próprio para este período. 

Além do prazo de troca periódica, ainda existem os casos de uso severo. Ao contrário do que se pensa veículos de uso severo não são apenas táxis ou Uberes, mas, também, automóveis que rodam curtos trajetos ou trânsito rigoroso. Nestas situações, o motor não chega na temperatura necessária e o óleo trabalha em dobro. Essa indicação também consta nos manuais de manutenção e deve ser respeitada. 

Fique ligado a algumas dicas: 

– Para a medição correta do óleo, é preciso que o veículo esteja em lugar plano;

– Aguarde de 10 a 15 minutos para realizar a medição após colocar o carro na posição correta. Isso é necessário para que o óleo deixe de circular pelo motor e volte a preencher o reservatório;

– Para casos extremos, como luz de óleo vermelha acesa no painel, é necessário conferir o nível e acrescentar 1L com o produto específico para o seu carro e entrar em contato com a concessionária para agendar uma análise do veículo, uma vez que pode ser caso de troca de óleo ou outro problema específico.

Ficou com alguma dúvida? Lembrou que precisa agendar a troca para o seu carro? Entre em contato conosco pelo (47) 99204-0166.