Se falarmos em “Produtos Mecanizados Nacionais” muito provavelmente você não saberá do que se trata.

Mas, tudo ficará bem mais claro (e já imaginamos a sua cara de surpresa) se contarmos o significado disso.

O nome Promenac nada mais é do que a abreviação de “PROdutos MEcanizados NACionais”.

E foi assim, como “PROdutos MEcanizados NACionais”, que há 59 anos tudo começou…

Que tal uma voltinha no tempo para descobrirmos quanta coisa acontecia na época em a Promenac saía do papel?

Recordar é viver!

Em 1961, na Alemanha, começou a ser erguido o muro de Berlim.

Na Inglaterra, também em 1961, os Beatles tocaram pela primeira vez no Cavern Club, a casa de shows de Liverpool que fez a banda estourar no mundo inteiro pouco tempo depois.

Aqui no Brasil, já se falava em crise política. Em 1961, Jânio Quadros renunciou ao cargo de presidente do Brasil, e quem assumiu, na época, foi João Goulart, o popular Jango.

E foi no meio disso tudo que Moacyr Werner, o seu Macita (como é carinhosamente chamado), decidiu empreender.

Em 1961, o jovem advogado se aventurou no ramo do comércio.

Na realidade, não foi bem uma aventura, mas, a realização de um sonho muito bem estruturado.

“Enquanto eu não me meti no comércio, eu não descansei. E deu no que deu. Valeu muito, valeu demais. Fui feliz a vida inteira”, afirma o patriarca da família Werner, aos 89 anos.

Em toda a história do Grupo Promenac/Camvel, seu Macita sempre teve o apoio da família, unida não só pelos negócios, mas também pelo amor construído ao lado de dona Yolita, uma fortaleza de mulher.

Até hoje, a cada domingo, lá estão filhos, noras, genro, netos e bisnetos preenchendo a mesa do almoço.

As ramificações da Promenac

Na época em que fundou a Promenac, todos os cinco filhos do seu Macita – Sérgio, Cláudio, Moacyr Filho, Márcio e Lydia – eram crianças.

As “crianças” cresceram junto com a empresa. E aí o patriarca passou a centralizar as decisões, deixando aos seus filhos a missão de administrar as empresas no dia a dia.

“Sou muito família e quero que toda a família participe do negócio. Tive muita felicidade de poder contar com todos os filhos”, conta, orgulhoso.

E não só os filhos de seu Moacyr “abraçaram” os negócios.

A terceira geração, com os netos, já atua empresa, modernizando e dando novo ânimo ao negócio familiar, estruturado com um plano completo de sucessão.

Grupo Promenac/Camvel em números

A Promenac nasceu em Itajaí como a primeira empresa da região a oferecer automóveis a pronta-entrega. Seis anos depois, estendeu sua operação à vizinha Balneário Camboriú, com a Camvel.

Hoje, formando o Grupo Promenac/Camvel, a empresa atua em segmentos que vão de concessionárias de carros e motos à revenda de veículos usados, consórcios, locação de carros e hotelaria.

Nas quase 20 lojas e pontos de venda de todos os segmentos do grupo, são mais de 330 colaboradores diretos, atendendo clientes de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Penha, Itapema e Porto Belo.